quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Propósitos gerais

Propósitos Gerais

1. Utilizar diversas ferramentas tecnológicas disponíveis na internet, proporcionando a expressão de ideias, pensamentos, reflexões e práticas por meio de linguagens diferenciadas, com a intenção de evidenciar as suas aprendizagens diversas, múltiplas;
2. Evidenciar a integração entre teoria e prática no âmbito dos aspectos de organização da escola em ciclos, no ensino fundamental (princípios, práticas, projeto político pedagógico, planejamento escolar, avaliação,organização curricular, organização do trabalho pedagógico);
3. Evidenciar os processos de aprendizagem relativos aos conhecimentos específicos apresentados na ementa da disciplina Escola Espaço Político Pedagógico 2;
4. Vivenciar a avaliação formativa como princípio teórico/prático para o trabalho pedagógico do professor e dos graduandos de modo a propiciar uma atuação conjunta para promover as aprendizagens, além de servir como prática para pensar e praticar formas alternativas de avaliação na escola básica;
5. Sistematizar as produções para evidenciar os progressos de suas aprendizagens; por meio de reflexões consistentes, fundamentadas, ilustradas com situações do cotidiano escolar;
6. Utilizar linguagens diversas como forma de expressão das reflexões, das aprendizagens.

Propósitos Específicos

1. Desenvolver os textos apresentados em sala de aula, com fundamento téorico e análise das questões e reflexos da escola ciclada em sala de aula e na comunidade.

2. Organizar as postagens e utilizar alternativas complementares, como vídeos, música e outros afim de agregar novas informações para o blog.

Descritores

1. Atendimento aos propósitos gerais definidos;
2. Atendimento ao (s) propósito (s) específico (s);
3. Cumprimento de prazos (número de postagens definidas mensalmente, reflexões dos textos discutidos em sala de aula, socializações agendadas, envio de exercícios, etc.);
4. Construção processual (ao longo do semestre);
5. Organização das postagens, dos quadros, das imagens, relação fonte/cor/tamanho, relação cor da fonte e cor do fundo, etc. de forma que facilitem a boa leitura e a compreensão das produções;
6.Apresentação de análise/reflexão de todas as produções e de outros materiais incluídos;
7.Correção Gramatical das Produções Textuais (conforme as situações comunicativas, aos gêneros e aos tipos textuais, etc.) – Uso da língua padrão: ortografia, pontuação, concordância, regência, coesão, coerência, etc.;
8.Utilização de múltiplas linguagens tecnológicas disponíveis (vídeo, áudio, imagens, etc.);
9.Existência de materiais complementares relacionados às temáticas discutidas;
10. Apresentação de síntese conclusiva;
11. Apresentação de avaliação final do processo de construção e elaboração do portfólio;

1 comentário:

  1. Taisa, de modo geral, você atendeu aos objetivos do blog. Entretanto, alguns aspectos deixaram a desejar e poderiam ter sido melhorados no processo. Os propósitos 3 e 4 foram bem observados por você. Porém, os propósitos 1, 2, 5 e 6 careceram de maior cuidado e maior atenção. Em relação aos descritores, a impressão foi semelhante. Nos descritores 1 e 2, você atendeu parcialmente. Os descritores 3,4 e 5, você cumpriu adequadamente. Nos descritores de 6 a 9, senti que você tem capacidade para desenvolvê-los melhor. Enviarei sua nota pelo e-mail.

    Abs
    E boas férias.
    Ivan

    ResponderEliminar