segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Sem reprovação no fim do ano


Essa é uma reportagem que saiu no jornal extra no dia 27 de Novembro de 2009 cujo titulo é: Sem reprovação no fim de ano. Essa matéria aborda sobre uma medida tomada pela atual secretaria de educação, Claudia Costin.A medida seria retardar a reprovação dos estudantes do Rio.
O atraso na reprovação se daria da seguinte maneira: "o estudante que tiver conceito global(média de todas as disciplinas insuficiente receberá uma segunda chance no ano seguinte. o aluno só será reprovado se for mal em uma nova prova que será aplicada em Março de 2010.
Para os alunos dos 2° e 9°anos a decisão da sua aprovação ou reprovação foi tomada no ultimo conselho de classe, onde os alunos que não alcançaram a média,terão um divertimento nas férias,receberão deveres de casa nas matérias com baixo rendimento. Esse dever de ferias seria uma segunda chance de "aprendizagem". Na primeira semana de aula, o aluno estará na série seguinte,mas mesmo assim deverá entregar as lições, que serão avaliadas.Depois de 30 dias o aluno fará uma nova prova, então finalmente será aprovado ou reprovado.
Essa medida tem gerado polêmicas e questionamentos no campo da educação.

Bom agora vou dar minha opinião!!!!

Essa é uma boa medida ,não vou desprezar a ideia da secretaria que deve ter pensado nisso porque sabe que muitas vezes a falha e da escola e não do aluno,mas vale ressaltar que é uma proposta a ser avaliada, pois o aluno envolvido poderá acarretar um grande nível de ansiedade e estresse devido a sua expectativa de aprovação ou reprovação. Uma outra questão é s e essa medida não "atrasaria" o aluno se ele reprovasse,porque ele teria que retornar a série anterior,na qual já estaria como boa quantidade de conteúdo dado. E também vale relembrar que talvez esse aluno não vai aprender a matéria que esta com dificuldade,pois muitas vezes não vai ter um acompanhamento dos pais para auxilia-los na tarefa; não terá bons livros para consulta e muito menos uma boa bagagem de conhecimentos que deveria ser adquirido na escola. O que deveria mesmo ser feito seria um melhoramento das escolas que muitas vezes não da um bom acompanhamento e suporte para o aluno mas não faz aumentar a discrepância. Deveria ser utilizado métodos de aulas de reforço,estimulação a leitura e outras medidas que deixassem a escola mais atrativa,prazerosa e principalmente uma grande divulgadora do saber.

3 comentários:

  1. Taísa, sua reflexão ficou bastante interessante, entretanto, seria interessante analisar de forma mais crítica. A secretaria não estaria interessada em apenas melhorar os índices para efeito de divulgação na mídia? você acredita que esta medida, realmente, pode ajudar na aprendizagem das crianças? Tenho percebido, também em outras postagens que seus textos apresentam problemas de língua portuguesa: ortografia, pontuação, estrutura dos períodos, etc. Por favor, faça uma revisão completa em todas as suas postagens. Assim, você poderá melhorar o descritor que trata da correção linguística das postagens, ok?

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  2. Taísa, não localizei os propósitos gerais, o propósito específico e os descritores...Por favor, coloque-os em lugar visível. Outra coisa, faltam reflexões sobre vários textos estudados. Sem elas, sua avaliação poderá ser comprometida.

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  3. Seu portfólio está incompleto!!! Faltam diversas atividades relativas aos textos lidos. Falta a atividade em grupo que foi realizada no sábado, antes de encerrarmos as atividades de dezembro. Os dois último textos devem ser refletidos aqui. Além disso, falta o texto do Jeferson Mainardes. Sem estas reflexões, sua avaliação estará comprometida. Por favor, coloque todas as atividades em dia... O prazo final será dia 19/01.

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